Economia

Município de Peniche licencia primeira central fotovoltaica no concelho

6 abr 2024 15:00

Investimento de 5,6 milhões de euros da Hyperion Renewables

municipio-de-peniche-licencia-primeira-central-fotovoltaica-no-concelho
.
Fotografia: Ricardo Graça/Arquivo
Redacção/Agência Lusa

A Câmara de Peniche licenciou ontem, dia 5 de Abril, um investimento de 5,6 milhões de euros da Hyperion Renewables para a instalação de uma central fotovoltaica no concelho.

De acordo com a autarquia, esta é a primeira central fotovoltaica a ser instalada neste concelho do distrito.

A instalar em 13 hectares de terreno na freguesia da Atouguia da Baleia, a central será composta por oito Unidades de Pequena Produção com uma potência de 8000 quilowatt com recurso a energia solar, segundo a memória descritiva do projecto.

O documento revela que os quase 18 mil módulos fotovoltaicos da central vão produzir 16 gigawatts/hora por ano, o equivalente ao consumo de quase oito mil habitações, evitando a emissão de mais de nove mil toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera em comparação com a mesma quantidade de eletricidade produzida a partir do gás natural ou do carvão.

O prazo de execução da instalação da central é de um ano, a contar do início das obras.

Com o investimento de 5,6 milhões de euros, a empresa energética contribui para o Plano Nacional de Energia e Clima, no âmbito do qual Portugal se comprometeu a reduzir em 35% o consumo de energia proveniente de fontes primárias e aumentar em 47% a produção a partir de fontes renováveis até 2030.

O projecto insere-se em área de Reserva Ecológica Nacional, mas a sua implantação é considerada compatível com os objectivos de protecção ecológica e ambiental e de prevenção e redução de riscos naturais.

Segundo os promotores, os impactos negativos "são temporários e pouco relevantes ao nível da geologia, solos, clima, qualidade do ar, sistema hidrogeológico e recursos hídricos, ecossistemas e resíduos".

O município de Peniche decidiu também aprovar, por unanimidade, o licenciamento condicionado à entrega de projecto das infraestruturas de acesso à propriedade e sua execução, a cargo do requerente.

A empresa comprometeu-se a beneficiar um troço da antiga Estrada Nacional 114 e a incluir uma ciclovia para melhorar e facilitar a circulação.