Sociedade

Município de Leiria vai recolher resíduos valorizáveis à porta das casas de Regueira de Pontes

13 dez 2021 17:11

Projecto-piloto RecicLAR arranca no início de Janeiro

municipio-de-leiria-vai-recolher-residuos-valorizaveis-a-porta-das-casas-de-regueira-de-pontes
O projecto inclui a reciclagem de lixo orgânico
DR

O Município de Leiria vai lançar o projecto-piloto RecicLAR na freguesia de Regueira de Pontes de recolha de lixo selectivo porta a porta, estimando a distribuição de mil baldes por cada habitação.

O projecto RecicLar, que se deverá arrancar no início de Janeiro, destina-se à recolha de resíduos urbanos de embalagens de papel e cartão, de plástico e metal, de vidro, biorresíduos e indiferenciado.

Para tal, serão distribuídos cinco mini-contentores de cores diferentes, que as famílias deverão colocar à porta de sua casa para os resíduos serem recolhidos em dias específicos, explicou o vereador Luís Lopes.

Segundo o autarca, o projecto arranca na freguesia de Regueira de Pontes, por ser “maioritariamente composta por moradias unifamiliares” e por ser “menos populosa”, o que “para projecto-piloto é mais fácil de testar a recolha porta a porta”.

A primeira fase do projecto inicia-se esta quarta-feira com acções de informação, sensibilização e distribuição dos baldes para a reciclagem junto de cada um dos cerca de mil fogos habitacionais.

Para garantir uma melhor eficácia na qualidade do aproveitamento dos resíduos, o vereador explicou que os lixos serão colocados diretamente nos baldes, sem sacos. Se forem detectados resíduos nos baldes errados, a recolha seletiva não será feita e o cidadão terá um autocolante com a informação respetiva.

Cada equipamento está associado a cada moradia através de sistema de leitura de dados, que a médio prazo, poderá servir para contabilizar a produção de lixe e se reflectir em poupança na factura, pela adesão à reciclagem.

“Não está fora de hipótese de beneficiar quem colabora na recolha seletiva. O lixo é cobrado na fatura de consumo de água, este projeto poderá definir novas modalidades de cobrança, premiando e incentivando, assim, a recolha seletiva”, admitiu o presidente Gonçalo Lopes.

Com um investimento municipal de 207.917 euros, Luís Lopes adiantou que o RecicLAR terá a duração de 12 meses, sendo depois estendido a outras freguesias, de forma gradual, após uma avaliação e monitorização do projecto.

O objectivo é “aumentar a taxa de reciclagem, contribuindo para alcançar as metas de valorização de resíduos de embalagem, determinadas pela União Europeia” e “diminuir a quantidade de resíduos urbanos depositados em aterro”, esclareceu ainda Luís Lopes, ao salientar que os contentores comunitários vão acabar por desaparecer, quando o modelo porta a porta estiver totalmente implementado.

Luís Lopes revelou ainda que o Município de Leiria pretende desenvolver um modelo de recolha selectiva de biorresíduos nas maiores freguesias do concelho Leiria, Marrazes e Parceiros, “o que deverá acontecer em Junho de 2022”.

“O projecto Leiria Mais Verde terá financiamento e pretende cobrir a área mais urbana do concelho. Serão colocados, inicialmente, contentores castanhos, ao lado dos atuais verdes, que servirão para o depósito de biorresíduos”, disse o vereador, alertando que, também neste projecto, o lixo orgânico será colocado sem qualquer saco.

Neste sentido, a Valorlis - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos vai investir cerca de seis milhões de euros numa linha de tratamento específico para biorresíduos, anunciou a administração delegada, Marta Loia Guerreiro. 

Vítor Matos, presidente da Junta de Freguesia de Regueira de Pontes, revelou que se disponibilizou desde a primeira hora para aderir ao projecto, por entender que "é o caminho mais adequado para o futuro".