Sociedade

Município de Leiria vai controlar e reduzir a despesa corrente para combater crise económica

15 mar 2022 15:02

A despesa corrente terá um tecto de 70 milhões de euros

municipio-de-leiria-vai-controlar-e-reduzir-a-despesa-corrente-para-combater-crise-economica

O Município de Leiria vai accionar um conjunto de medidas com o objectivo de controlar e reduzir a despesa corrente, em resposta à actual conjuntura económica marcada por uma escalada de preços, nomeadamente da energia e matérias-primas.

Num comunicado, a autarquia informa que este aumento de preços tem um "forte impacto nas finanças municipais, que já tinham sido afectadas pela pandemia e transferência de competências por parte da Administração Central".

As medidas de contenção são transversais à actividade do Município, abrangendo áreas tão importantes como a energia, gestão de resíduos, vigilância e segurança, transportes, consumo de água, combustíveis, locação de máquinas, conservação de espaços verdes, manutenção de edifícios municipais, consumíveis ou recursos humanos, informa a câmara.

A redução da factura energética, que com o actual perfil de consumo do Município iria disparar de quatro para nove milhões de euros, é uma das prioridades, o que implicará alguns ajustes na iluminação pública, no sentido de gerar poupança sem comprometer a segurança pública.

Neste campo, será efectuado um ajuste nos horários da iluminação pública, que passa a ser ligada 20 minutos após o pôr-do-sol e desligada 60 minutos antes da aurora.

Por outro lado, serão desligadas as luminárias fora dos aglomerados urbanos, devendo ainda ser efectuada uma redução das luminárias de sódio, mantendo-se ligadas as luminárias LED por representarem já uma elevada poupança energética.

Será ainda aumentado o investimento na transição para a tecnologia LED, com a progressiva substituição de luminárias.

O Município de Leiria vai accionar igualmente medidas que visam pôr um travão na despesa corrente, que terá um tecto de 70 milhões de euros, tendo sido, para esse efeito, elaborada uma Ordem de Serviço que estabelece diversas medidas e recomendações para controlo de gastos, nomeadamente a gestão mais eficaz e rigorosa dos contratos de fornecimento continuado e uma redução de 10% no investimento nos eventos face à última edição realizada sem restrições.

No que diz respeito a apoios, nomeadamente transferências para instituições sem fins lucrativos, estabelece-se, regra geral, a manutenção dos montantes comprometidos em relação ao ano 2021.

Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal de Leiria, considera estas medidas "essenciais para garantir que o Município continue a apresentar equilíbrio financeiro e contas certas, fundamentais para o desenvolvimento de projectos estruturais para o futuro e para garantir apoio aos sectores da sociedade que têm sido mais atingidos nos últimos anos, primeiro com a pandemia e agora pela crise económica".