Sociedade

Município de Leiria vai construir rotunda na Barosa para prevenir acidentes

28 abr 2021 10:52

Infraestruturas de Portugal investe 600 mil euros

municipio-de-leiria-vai-construir-rotunda-na-barosa-para-prevenir-acidentes

O Município de Leiria vai criar uma rotunda na estrada nacional 242 na zona da Barosa, para eliminar um dos pontos negros de acidentes no concelho, depois de ter realizado um protocolo com a Infraestruturas de Portugal.

O vereador das Obras Municipais, Ricardo Santos adianta que este “era um dos pontos mais críticos do concelho do ponto de vista da segurança e a rotunda vai resolver”.

Por se tratar de uma estrada nacional, a responsabilidade da sua gestão é da Infraestruturas de Portugal (IP), pelo que o Município de Leiria celebrou um protocolo com esta instituição para assumir a obra.

Segundo o autarca, a IP irá contribuir financeiramente com um montante máximo de 600 mil euros, devendo a Câmara de Leiria assumir cerca de 200 mil euros, investimento necessário para o melhoramento dos acessos às zonas industriais de cada lado do cruzamento.

“Como o tráfego para essas ruas é essencialmente de pesados, iremos alargar e melhorar o acesso”, revela Ricardo Santos.

O projecto da rotunda que irá substituir o cruzamento da Zona Industrial da Barosa – Carreira D’Água, está concluído, pelo que o concurso público para a execução da empreitada deverá ser lançado dentro de dois meses. “Estamos a ultimar a expropriação de uma parcela de terreno.”

Durante a discussão deste ponto na reunião de câmara desta terça-feira, os vereadores do PSD questionaram o executivo sobre outros pontos negros rodoviários, nomeadamente na zona da Ortigosa, na EN109.

Ricardo Santos explicou que essa via é também da responsabilidade da IP e tem realizado contactos para a necessidade de intervenções na EN109 e noutras estradas nacionais que atravessam o concelho.

“Vamos continuar a pressionar.”