Sociedade

Município de Leiria tem identificados 60 cuidadores informais

6 nov 2022 10:30

Centro de Diálogo Intercultural de Leiria recebeu 4.º Encontro Nacional de Cuidadores Nacionais

municipio-de-leiria-tem-identificados-60-cuidadores-informais
Gonçalo Lopes considera cuidadores informais "heróis" e "vítimas"
DR

O Município de Leiria conta com 60 cuidadores informais identificados e pretende melhorar a sua acção neste campo. A promessa foi deixada por Gonçalo Lopes, presidente da Câmara de Leiria, no 4.º Encontro Nacional de Cuidadores Informais, que decorreu durante o dia de sábado, 5 de Novembro, no Centro de Diálogo Intercultural de Leiria.

"Temos no concelho de Leiria 60 cuidadores informais registados, mas acreditamos que o verdadeiro número será muito superior. Estamos a implementar o projecto Leiria Cuida, uma iniciativa de apoio aos cuidadores informais, no âmbito da qual vamos realizar acções individuais de formação e capacitação com vista à melhoria das condições no cuidado de cidadãos necessitados", afirmou o autarca.

Gonçalo Lopes acrescentou que o objectivo é "promover a melhoria da qualidade de vida da pessoa cuidada, fomentar as competências pessoais, intelectuais e técnicas do cuidador, bem como melhorar a sua estabilidade emocional, minimizando sentimentos de isolamento e solidão".

Acções para cuidadores

"Iremos dinamizar sessões personalizadas nos domicílios, onde será efectuada uma abordagem em função das necessidades sentidas, com uma intervenção multidisciplinar, nas áreas da psicomotricidade, fisioterapia, psicologia, terapia da fala, entre outras".

O projecto Leiria Cuida será desenvolvido em articulação com as juntas e uniões de freguesia, que "formam uma rede capilar de enorme valor, pois, pela proximidade, têm uma capacidade única de identificação de situações, nalguns casos urgentes, que de outra forma poderiam continuar despercebidas e desprotegidas".

Heróis e vítimas

Reconhecendo o trabalho de todos os cuidadores, que são, "muitas vezes na sombra e quase sempre no silêncio, heróis e vítimas".

Heróis da constância, da resiliência, da esperança e do humanismo. E vítimas da solidão e da angústia, de um desgaste físico e emocional tremendo, e da ausência de políticas públicas com impacto justo e efectivo na vida do cuidador e do dependente".

Por isso, Gonçalo Lopes reforçou que assume o compromisso de continuar a trabalhar para a melhoria dos mecanismos de apoio existentes.