Sociedade

Município de Leiria presta homenagem a entidades e empresas que apoiaram refugiados

18 jun 2022 11:48

Evento decorre segunda-feira no Estádio Dr. Magalhães Pessoa

municipio-de-leiria-presta-homenagem-a-entidades-e-empresas-que-apoiaram-refugiados
Inúmeras empresas e entidades têm apoiado refugiados
Jornal de Leiria/Arquivo

As empresas e entidades que “de forma mais significativa” se têm mobilizado no apoio solidário a refugiados, nomeadamente no âmbito da campanha SOS Ucrânia, vão ser homenageadas esta segunda-feira num jantar promovido pelo Município de Leiria.

A iniciativa, que terá lugar no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, deverá contar com a presença da Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes.

O jantar ocorre na data em que se assinala o Dia Mundial do Refugiado, “assim designado pelas Nações Unidas, visando celebrar a força e a coragem das pessoas que foram forçadas a deixar seu país de origem para escapar de conflitos ou perseguições, sendo que em 2022 o foco desta data será o direito humano da busca de protecção”.

“O Município de Leiria tem vindo a assumir também a sua responsabilidade na resposta a este direito, tanto em relação a pessoas com reconhecido estatuto de refugiado como a cidadãos alvo de medidas de protecção temporária”, frisa uma nota à imprensa.

Um exemplo desse trabalho, diz a Câmara, é o apoio directo a um agregado afegão acolhido no concelho, tal como o alojamento de estudantes moçambicanos oriundos de Cabo Delgado que se encontram a estudar no Politécnico de Leiria.

Mais recentemente, no contexto do conflito existente no território ucraniano, a Câmara refere o envio de bens para aquele país e o acolhimento e apoio directo a largas dezenas de cidadãos que se encontram no concelho.

“Nestes processos, o Município tem vindo a contar com o apoio de diversas empresas e instituições, tanto locais como nacionais, às quais se impõe prestar um reconhecimento público”.