Sociedade

Município de Leiria intensifica fiscalização no mercado

20 jan 2020 15:45

Câmara apela à colaboração dos feirantes para manter o espaço limpo e promete “actuar em conformidade”, com a aplicação de contra-ordenações previstas em regulamento.

municipio-de-leiria-intensifica-fiscalizacao-no-mercado
Câmara tem recebido “inúmeras" queixas sobre a poluição que se verifica no recinto da feira e imediações
DR

Reduzir a deposição indevida de lixo no recinto da feira semanal é um dos objectivos da campanha de sensibilização e de informação que o Município de Leiria efectuou no último sábado junto dos comerciantes do Mercado do Levante.

Na ocasião, os feirantes foram ainda advertidos do “dever” de manterem e deixarem  os espaços de venda limpos, assim como a sua envolvência, sob pena de serem sujeitos a contra-ordenação, conforme previsto no Regulamento da Actividade de Comércio a Retalho não Sedentária em Feiras do Município de Leiria.

Numa nota de imprensa, a Autarquia adianta ainda que vai intensificar a fiscalização sobre a deposição de resíduos no espaço da feira e promete “actuar em conformidade, enquadrado nas contra-ordenações e coimas” previstas naquele regulamento.

O documento define que é dever dos feirantes “manter e deixar sempre limpos os locais ou espaços de venda e respectiva área envolvente, livres de qualquer lixo, nomeadamente detritos, resíduos, desperdícios, caixas ou outros materiais semelhantes”.

O regulamento estipula ainda que“os feirantes, antes de abandonarem o recinto da feira, devem promover a limpeza dos espaços de venda que lhes tenham sido atribuídos, sendo a violação desse dever susceptível de constituir contra-ordenação grave”.

Naquela nota de imprensa, o Município refere ainda que tem recebido “inúmeras queixas sobre a poluição que se verifica no recinto e nas imediações, bem como no rio e na cidade após a realização de cada feira”.