Sociedade

Município de Leiria garante que não colocou alcatrão no Polis

22 fev 2021 11:39

Autarquia afirma que coloca mistura de inertes com granulometria adequada

municipio-de-leiria-garante-que-nao-colocou-alcatrao-no-polis
Autarquia justifica material com "rápida drenagem de águas em caso de pluviosidade"
Ricardo Graça

Na quinta-feira, os cidadãos foram surpreendidos com máquinas no percurso do Polis, no troço entre o Jardim da Vala Real e o Parque Infantil dos Caniços.

A primeira imagem era a de que estaria a ser colocado alcatrão numa zona junto ao rio e que é utilizada para a prática do exercício físico, nomeadamente caminhadas e corridas.

Quatro dias depois, a Câmara de Leiria respondeu ao JORNAL DE LEIRIA explicando que o material utilizado, “apesar de parecer não é alcatrão”.

“É uma mistura de inertes com granulometria adequada (com ausência de finos) e emulsões betuminosas modificadas com elevado grau de permeabilidade garantindo, dessa forma, o que está previsto na Memória Descritiva do Projecto e uma rápida drenagem de águas em caso de pluviosidade”, explica o vereador Ricardo Santos.

Segundo o autarca, “o pavimento terá um acabamento colorido de modo a diferenciar a via ciclável da via pedonal”.

Ricardo Santos confima ainda que o projecto foi submetido à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e às “entidades competentes”, cujo parecer foi “positivo”.

“A APA prevê a ‘Requalificação dos pavimentos do percurso Polis (pedonal e ciclável) com materiais permeáveis, substituição de equipamento...’”, informa ainda o vereador.

O JORNAL DE LEIRIA também confrontou a APA com a intervenção em causa, mas até ao momento não obteve resposta.