Sociedade

Município de Leiria: eventos com relevância turística recebem a maior fatia dos apoios ao associativismo

3 mar 2021 17:12

Câmara anunciou hoje que o regulamento PRO Leiria vai distribuir mais de 523 mil euros

municipio-de-leiria-eventos-com-relevancia-turistica-recebem-a-maior-fatia-dos-apoios-ao-associativismo
Fundação Mário Soares apoiada pela autarquia
DR

Os eventos com “relevância turística na mobilização e afluência de público” recebem quase 160 mil euros para 32 iniciativas, a maior fatia na mais recente distribuição de apoios pela Câmara Municipal de Leiria ao abrigo do regulamento PRO Leiria.

Seguem-se 19 filarmónicas com direito a mais de 121 mil euros.

“Entre associações e eventos, são quase 90 as alíneas que compõem a listagem dos apoios a conceder ao sector cultural do concelho, no âmbito do regulamento PRO Leiria, num total de mais de 523 mil euros”, anunciou hoje a autarquia.

As candidaturas são avaliadas mediante 20 critérios, que incluem qualidade, criatividade e interesse do projecto ou actividade, investigação e capacidade de inovação, interesse cultural e qualidade artística e técnica ou ainda a valorização do património cultural do concelho.

A 11 conservatórios de música é atribuída a verba de quase 82 mil euros, enquanto 15 grupos de teatro irão beneficiar de um auxílio que se aproxima dos 64 mil euros.

Para 19 ranchos folclóricos está destinado um montante superior a 56 mil euros.

Noutra categoria, a Fundação Mário Soares e a Liga dos Amigos do Museu Escolar dos Marrazes são contemplados com 39.600 euros.