Sociedade

Município de Leiria cria linha telefónica gratuita de apoio a idosos

20 mar 2020 16:50

Disponível a partir de segunda-feira no número 800 202 791, com o objectivo de prestar apoio na entrega de medicamentos, refeições ou outras tarefas urgentes, uma iniciativa com o apoio das freguesias e uniões das freguesias do concelho

municipio-de-leiria-cria-linha-telefonica-gratuita-de-apoio-a-idosos
Com esta linha, o Município pretende reforçar rede de apoio a uma população "particularmente vulnerável"
Ricardo Graça

O Município de Leiria vai lançar a partir de segunda-feira uma linha telefónica gratuita de apoio solidária – 800 202 791 – dirigida à população a partir dos 65 anos ou com doença crónica atestada.

O objectivo é prestar apoio na entrega de medicamentos, refeições ou outras tarefas urgentes, uma iniciativa com o apoio das freguesias e uniões das freguesias do concelho, informa a Câmara em comunicado.

“Designada Rede Solidária - Linha de Apoio 65+, este é um serviço gratuito dirigido a idosos em situação de isolamento e para pessoas com comprovada doença crónica, de modo a evitar que saiam de casa para adquirir bens essenciais”.

O número 800 202 791 funcionará das 9 às 16 horas de segunda a sexta-feira, sendo que o Município disponibiliza uma equipa que estará no terreno para efectuar entrega de medicação, géneros alimentares e outras tarefas consideradas necessárias.

Com esta linha, o Município pretende “reforçar a rede de apoio a uma população que se encontra numa situação particularmente vulnerável no âmbito da situação de emergência pública que o país enfrenta”.

“É fundamental que esta população siga rigorosamente as indicações das autoridades de saúde e que permaneça nas suas habitações, reduzindo ao máximo o risco de exposição a potenciais focos de contágio, seguindo as restrições impostas pela declaração de Estado de Emergência decretado pelo Governo”.