Saúde

Município de Leiria cria Conselho Municipal de Saúde

7 set 2020 11:50

Analisar e acompanhar o funcionamento do sistema de saúde no concelho é a principal missão deste órgão consultivo.

municipio-de-leiria-cria-conselho-municipal-de-saude
Conselho Municipal de Saúde pretende contribuir para a definição de uma política de saúde a nível municipal.
DR

O Município de Leiria anunciou hoje a criação do Conselho Municipal de Saúde, um órgão consultivo, que pretende analisar e acompanhar o funcionamento do sistema de saúde no concelho.

Numa nota de imprensa, a autarquia informa que este órgão pretende ainda propor as acções consideradas adequadas à promoção de maiores padrões de eficiência e eficácia do sistema de saúde no concelho e contribuir para a definição de uma política de saúde a nível municipal.

A vereadora do Ambiente e Saúde, Ana Esperança, citada na nota de imprensa, entende que a instalação do Conselho Municipal de Saúde “constitui uma medida de extraordinária importância para Leiria, em resultado de um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos anos e que culminou com a constituição deste grupo de trabalho”.

O conselho é constituído pelos presidentes da Câmara Municipal, da Assembleia Municipal, da União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, da Administração Regional de Saúde do Centro, do Conselho Clínico e de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Pinhal Litoral e da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Leiria.

Integram também o grupo as directoras executivas do ACeS Saúde Pinhal Litoral, do Centro Distrital da Segurança Social de Leiria (indicada pelo Conselho Directivo) e a Associação Portuguesa de AVC (designada como representante das associações da área da saúde), conforme estipulado pelo documento legal.

Este órgão pretende desenvolver sinergias com personalidades e entidades que possam auxiliar na tomada de decisão, tendo já sido propostos e aceites o Centro Hospitalar de Leiria, o Politécnico de Leiria, a Ordem dos Médicos e a Ordem dos Enfermeiros. Esta última manifestou o seu interesse de integrar este Conselho, refere ainda a autarquia.

Segundo o Município de Leiria, este é um grupo que não se encontra fechado e, dependo das temáticas abordadas, poderá considerar pertinente a consulta de outras entidades.