Desporto

Município de Leiria atribui voto de louvor ao fair play do ciclista André Filipe 

31 mai 2022 20:24

Jovem do CPR A-do-Barbas abdicou de vitória para ajudar adversário directo

municipio-de-leiria-atribui-voto-de-louvor-ao-fair-play-do-ciclista-andre-filipe
Fair play reconhecido pelo Município de Leiria
Município de Alfândega da Fé
Redacção/Agência Lusa

O Município de Leiria aprovou hoje por unanimidade um voto de louvor, "pela demonstração dos valores desportivos", ao ciclista André Filipe, do Centro Popular e Recreativo de A-do-Barbas, da freguesia de Maceira, que se sagrou vencedor do Grande Prémio (GP) de Ciclismo de Alfândega da Fé e "demonstrou o seu verdadeiro gesto de fair play", apontou o vereador do Desporto, Carlos Palheira.

O autarca adiantou que André Filipe "disputava a vitória na segunda etapa do GP de Ciclismo de Alfândega da Fé, quando viu o único adversário sofrer uma queda após 90 km de esforço e a 300 metros da meta".

"De imediato, André Filipe abdicou de triunfar na etapa para ajudar o adversário, dando-lhe a oportunidade de vencer. Apesar de ter terminado esta etapa em segundo lugar, o ciclista leiriense manteve a camisola amarela que lhe garantiu a vitória na geral", acrescentou Carlos Palheira.

Para o autarca, o atleta merece ser reconhecido pelo "extraordinário fair play demonstrado na entreajuda ao seu concorrente da prova".

O ciclista André Filipe protagonizou, no dia 22 de Maio, um momento de enorme ‘fair-play’ ao abdicar de triunfar na etapa para fazer “o que estava certo” e ajudar um adversário que tinha caído perto da meta, dando-lhe a oportunidade de vencer.

Na segunda etapa do Grande Prémio de Ciclismo de Alfândega da Fé, prova que integra o calendário da Associação de Ciclismo de Bragança, o corredor do CPR A-do-Barbas disputava a vitória na etapa com Miguel Pinto, atleta do SPAC BTT, quando viu o adversário sofrer uma queda a 300 metros da meta.

De imediato, André Filipe, de 35 anos, decidiu ajudar o colega de modalidade, garantindo que este ganharia a etapa de 90 quilómetros.

"No desporto, não vale tudo e a vitória provavelmente iria ser dele, por isso, apenas fiz o que estava certo", reiterou André Filipe à Lusa, garantindo que adotaria a mesma postura em qualquer situação semelhante.

O desportista, natural do concelho de Alcobaça, refere que Miguel Pinto lhe agradeceu o gesto e destacou que o desporto, sobretudo o amador, deve ser solidário e movido por valores como o fair-play e entreajuda.

"Isto deve ser a génese do desporto, sobretudo por quem o pratica apenas por satisfação e motivação pessoal", afiançou o corredor, revelando que o gesto teve repercussões que o deixaram surpreendido.

Apesar de não ter vencido a etapa, o alcobacense, que já tinha triunfado no contrarrelógio da etapa inaugural, viria a conquistar a geral, numa vitória que teve "sabor especial" pela forma como foi alcançada.

Miguel Pinto, por seu turno, arrecadou o segundo lugar na classificação geral.

"Foi uma alegria diferente, porque acabei por subir ao topo do pódio sabendo que estava a ser correcto com o meu adversário e a respeitar uma das principais premissas do desporto: a ética desportiva", rematou André Filipe, que já iria sair como verdadeiro vencedor do Grande Prémio de Ciclismo de Alfândega da Fé qualquer que fosse o desfecho final.