Sociedade

Município de Leiria anuncia campanha para reflorestar áreas atingidas pelos fogos

10 ago 2023 15:01

Proprietários interessados em aderir a esta campanha, podem contactar o município, que, após essa identificação, irá definir os termos da campanha.

municipio-de-leiria-anuncia-campanha-para-reflorestar-areas-atingidas-pelos-fogos
Fogos desta semana destruíram cerca de 440 hectares de floresta no Arrabal e Caranguejeira

Ainda no rescaldo dos fogos que, esta semana, atingiram as freguesias de Arrabal e Caranguejeira, a Câmara de Leiria anunciou, esta quinta-feira, que irá apoiar os proprietários afectados na reflorestação das áreas ardidas. Os moldes em que tal acontecerá não estão ainda definidos.

Numa nota de imprensa, a câmara explica que a campanha, denominada Reflorestar Leiria, visa auxilia

r a plantação de árvores nos 440 hectares de floresta destruídos incêndios, que se estima tenham libertado para a atmosfera cerca de 3.200 toneladas de CO2 [dióxido de carbono]".

“Mais do que fazer um balanço ou lamentar as perdas originadas pelos incêndios, importa desde já olhar para a frente e começar a trabalhar na recuperação das áreas atingidas”, defende o presidente do município, Gonçalo Lopes.

Citado naquele comunicado, o autarca adianta que, num primeiro momento, a câmara juntas de freguesia procurarão identificar os proprietários afectados, "para definição dos moldes em que poderão ser apoiados".

"Nos próximos dias vão ser estabelecidos os termos em que será concretizada a campanha, nomeadamente a definição de espécies que poderão ser contempladas", informa a câmara.

Os privados "interessados em aderir a esta campanha, podem contactar o município através do e-mail reflorestarleiria@cm-leiria.pt", acrescenta a nota da autarquia, referindo que "oportunamente" serão divulgadas informações sobre as acções de reflorestação e "os moldes em que será possível participar".