Sociedade

Município de Leiria acciona plano para combater vaga de frio

10 jan 2019 00:00

Cruz Vermelha abre portas aos mais necessitados

municipio-de-leiria-acciona-plano-para-combater-vaga-de-frio-9691

O Município de Leiria está a desenvolver, em articulação com a Cruz Vermelha, um plano de acção de prevenção face à vaga de frio que está a atingir a região.

Numa nota de imprensa, a Câmara de Leiria informa que tomou um “conjunto de medidas preventivas em resposta à vaga de frio que está a atingir a região”.

“O plano de acção está a ser desenvolvido em articulação com a Cruz Vermelha e Centro de Acolhimento, no sentido de serem accionadas medidas de apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade social”, acrescenta a nota.

Segundo a autarquia, enquanto decorrer a vaga de frio, a Cruz Vermelha disponibiliza alojamento para pessoas que residam em condições habitacionais muito precárias.

A Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC) recomenda a adopção de medidas de auto-protecção, nomeadamente evitar exposição prolongada ao frio e às mudanças bruscas de temperatura, o uso de várias camadas de roupa, folgada e adaptada à temperatura ambiente, e ainda a protecção das extremidades do corpo (usando luvas, gorro, meias quentes e cachecol), recorda o Município.