Sociedade

Município de Ansião investe na substituição de iluminação

24 fev 2021 18:28

O projecto prevê um investimento total de 1.185.610 euros

municipio-de-ansiao-investe-na-substituicao-de-iluminacao
Investimento prevê LED em todo o concelho
DR

Numa aposta na utilização de energias renováveis, o Município de Ansião viu aprovada a candidatura para substituição da iluminação pública de todo o concelho por luminárias LED.

Submetido no âmbito do apoio ao Fundo de Coesão à eficiência energética, à gestão inteligente da energia e à utilização das energias renováveis nas infra-estruturas públicas, o projecto prevê um investimento total de 1.185.610 euros, com uma comparticipação de cerca de um milhão de euros, refere uma nota de imprensa.

A intervenção a realizar consiste na substituição das luminárias atuais, equipadas com lâmpadas convencionais de vapor de sódio, por luminárias mais eficientes, com tecnologia LED, permitindo uma melhoria do desempenho energético da iluminação pública, através da utilização racional de energia, da redução das emissões de dióxido de carbono e do consumo energético, que se estima ser superior a 60% do consumo actual.

Prevê-se que os trabalhos arranquem em meados do corrente ano e fiquem concluídos no final de 2022.

Esta intervenção vem concretizar uma das metas do executivo municipal na implementação de políticas promotoras da utilização sustentada da energia, contribuindo para a defesa do meio ambiente.