Sociedade

Munícipes de Leiria podem tratar de questões sociais mais perto de casa

25 ago 2023 15:55

Em três meses, Acção Social realizou 7.431 atendimentos

municipes-de-leiria-podem-tratar-de-questoes-sociais-mais-perto-de-casa
Juntas de Freguesia tem dias e horas previstos para receber cidadãos, evitando deslocações à Câmara de Leiria
Ricardo Graça/Arquivo

O número de atendimentos para tratar de questões sociais aumentam na Câmara de Leiria desde o dia 1 de Abril. Segundo um comunicado da autarquia, este crescimento de procura deve-se em parte ao facto dos serviços terem ficado mais próximo das pessoas.

O Município de Leiria assumiu a transferência de competências na área da Acção Social no dia 1 de Abril deste ano e a autarquia optou por realizar um atendimento descentralizado, utilizando as juntas de freguesia para receber os cidadãos, que evitam, assim, deslocações à sede de concelho.

Ana Valentim, vereadora com o pelouro do Desenvolvimento Social, considera que uma das medidas com “mais impacto” foi o atendimento descentralizado em todas as juntas de freguesia do concelho”, refere uma nota de imprensa.

“Pretendeu-se com esta medida um atendimento de proximidade, principalmente para pessoas de baixos recursos, que, assim, podem usufruir deste serviço no seu local de residência, sem necessidade de se deslocarem a Leiria”, destaca ainda a autarca, citada no comunicado.

A vereador salilenta ainda o facto de, até ao dia 31 de Julho, terem sido realizados 7.431 atendimentos, visitas domiciliárias e outras diligências, o que demonstra um “balanço muito positivo do atendimento social descentralizado”.

Da avaliação aos primeiros três meses, a Câmara constatou “um aumento progressivo e significativo dos atendimentos, o acréscimo das candidaturas aos programas de apoio do Município de Leiria e, uma maior articulação com entidades parceiras e comunidade local”.

Segundo Ana Valentim, a “transferência de competências da Acção Social, traduziu-se numa mais-valia”, pois é uma forma do poder local estar “mais próximos da população, principalmente de quem mais precisa”.

Para agilizar o atendimento, a equipa do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social foi dividida em três áreas geográficas.

Deste modo, Leiria Norte congrega as freguesias de Amor, Bajouca, Coimbrão, Milagres, Monte Real e Carvide, Monte Redondo e Carreira, Regueira de Pontes e Souto da Carpalhosa. Leiria Este agrupa Arrabal, Bidoeira de Cima, Caranguejeira, Maceira, Parceiros e Azoia, Santa Catarina da Serra e Chainça, Colmeias e Memória e Santa Eufémia e Boavista e, Leiria Centro reúne Leiria, Pousos, Barreira e Cortes e Marrazes e Barosa.

Durante os três meses, no total, a Câmara de Leiria tem 674 processos ativos para o rendimento social de inserção, 58 suspensos e 49 concluídos, refere ainda o comunicado.