Sociedade

Movimento ‘Batalha é de Todos’ anuncia recandidatura de Raul Castro

1 jul 2025 13:36

Joaquim Ruivo voltará a liderar lista à Assembleia Municipal

movimento-batalha-e-de-todos-anuncia-recandidatura-de-raul-castro
Aos 76 anos, Raul Castro procura a eleição para um novo mandato
Ricardo Graça

Depois de semanas de incerteza, está confirmado: Raul Castro vai recandidatar-se à Câmara da Batalha. A informação é avançada num comunicado do movimento independente ‘Batalha é de Todos’, o qual anuncia ainda que Joaquim Ruivo voltará a liderar a lista à Assembleia Municipal.

Na nota de imprensa enviada ao JORNAL DE LEIRIA, o movimento promete apresentar uma equipa com “cidadãos de diversas áreas e espectros políticos, com experiência e sentido de serviço público, unidos pela vontade de continuar a construir um futuro melhor para o concelho”.

Este anúncio da recandidatura de Raul Castro surge depois de, no final de Maio, o autarca ter transmitido, numa reunião do movimento, a indisponibilidade para voltar a concorrer ao cargo. Seguiram-se, depois, semanas de impasse, em que a continuidade do movimento chegou a estar em causa, até a decisão agora a anunciada pelos independentes de avançarcom “nova candidatura às próximas eleições autárquicas com Raul Castro e Joaquim Ruivo”.

Também esta terça-feira, o movimento publicou uma nota na sua página de facebook, a dar conta que irá manter a actividade. “Hoje, renovamos esse compromisso: sim, vamos continuar, porque acreditamos no trabalho feito, na experiência” e “porque sabemos que ainda há muito por construir”, lê-se nesse texto. 

No mesmo documento, o movimento assume que "o desafio por um concelho mais coeso, transparente e com oportunidades para todos permanece tão urgente como no primeiro dia" e promete continuar a "servir a comunidade", porque "este é o tempo de consolidar, de avançar e de sonhar mais alto".

Raul Castro foi eleito, pela primeira vez, presidente da Câmara da Batalha em 1989, função que exerceu até 1997. Seguiram-se cinco candidaturas ao Município de Leiria. Perdeu duas vezes, até que, em 2009, conquistou a câmara pelo PS, vitória que garantiu nas duas eleições seguintes. Deixou a autarquia em 2021, depois de ter sido eleito deputado.

O JORNAL DE LEIRIA tentou falar com Raul Castro, mas, até ao momento, tal ainda não foi possível.