Sociedade

Morreu Joaquim Vieira

31 ago 2018 00:00

Empresário no ramo do comércio, foi fundador da emblemática Galeria Capitel

morreu-joaquim-vieira-9177

Morreu esta quinta-feira, dia 30 de Agosto, Joaquim Vieira, 98 anos, figura emblemática de Leiria, empresário do ramo do comércio e fundador da Galeria Capitel (fechada há vários anos).

O seu percurso fica marcado pela dedicação à cultura. “Como grande apreciador de pintura, incentivou desde sempre os artistas da região”, escreve a Câmara de Leiria na nota de pesar pela morte do comerciante.

Empenhado no registo da história de Leiria, Joaquim Vieira (pai do jornalista com o mesmo nome) publicou, regularmente, artigos nos jornais da cidade.

Em 1953, Joaquim Vieira fundou, em sociedade, a Novilux, “loja inovadora na cidade dentro do ramo dos electrodomésticos” e, anos depois, ainda com a mesma sociedade, abriu a Plastilar, outro estabelecimento inovador dedicado a artigos plásticos. Em meados dos anos 1960, criou, sozinho, a Crislana, loja de venda de vidro, cristais e porcelanas.

A Joaquim Vieira se deve, também, a existência da emblemática Galeria Capitel que nasceu em 1973, e que durante mais de quatro décadas dinamizou a vida cultural de Leiria.