Sociedade

Moradores indignados com descarga de efluentes em Maiorga

12 abr 2021 16:28

Presidente da Junta explica que problema está resolvido

moradores-indignados-com-descarga-de-efluentes-em-maiorga
Moradores denunciaram poluição no local, esta sexta-feira
DR
Daniela Franco Sousa

Cerca de duas dezenas de moradores e agricultores de Maiorga, no concelho de Alcobaça, reuniram-se na passada sexta-feira com Vítor Sérgio Rocha, presidente da junta de freguesia da Maiorga, e Rui Alexandre, deputado municipal e da assembleia intermunicipal da OesteCIM, para manifestar “descontentamento” e “preocupação” com a descarga de efluentes numa linha de água.

No local, denunciaram,“uma descarga de efluentes que escorre livre e directamente para o rio e para o solo, oriunda de uma manilha encoberta numa linha de água afluente do rio Alcoa”.

“O caso que reportamos decorre constantemente, ao longo dos últimos anos, e ainda na semana passada se repetiu com uma grande descarga de resíduos para o curso da água”, acusaram os moradores.

“O odor intenso, bem como a propagação de insectos, como mosquitos, é extremamente desagradável, tanto para os moradores, como para os diversos agricultores da região.

A quantidade de lamas que se acumulam na linha de água impossibilita neste momento o uso da mesma para rega das culturas”, relataram.

“Este crime, que se repete com muita frequência, ocorre sobretudo em dias de chuva, que ajudam a ocultar as descargas neste afluente do rio Alcoa, que desagua no Atlântico, perto da Nazaré”, especificaram os moradores, que pretendem que “as entidades oficiais possam investigar e descobrir quem comete estes crimes ambientais, prejudiciais para a saúde pública”.

Ouvido pelo JORNAL DE LEIRIA, o presidente da Junta explica que a situação acontece há vários anos e que resulta da avaria nas bombas das estações elevatórias. Mas nota que o problema está a ser resolvido.

Informa que aquela sujidade, que provem da Zona Industrial de Casal da Areia, vai ser limpa e que irá ser realizada a manutenção das bombas.