Sociedade

Moradas falsas garantem entrada de alunos em “escolas da moda”

3 ago 2017 00:00

Pais mentem para assegurar entrada dos filhos em estabelecimentos fora da área de residência.

moradas-falsas-garantem-entrada-de-alunos-em-escolas-da-moda-6920

Conhecidas as listas dos alunos colocados nos diferentes estabelecimentos de ensino, volta a colocar-se a questão das moradas falsas entregues por alguns encarregados de educação nas escolas.

Ao deixar entrar estudantes cujas moradas não correspondem à verdade, há estabelecimentos que estarão a deixar de fora alunos que realmente residem à porta da escola. Embora o assunto tenha assumido agora maior visibilidade, o JORNAL DE LEIRIA tem vindo há muito a reportar este problema, que se coloca tanto nos estabelecimentos de ensino particular como nos de ensino público.

Alguns pais alteram moradas para colocar os filhos em escolas mais centrais e com melhor reputação. Outros lamentam que a diferenciação comece na escola, quando aí mesmo deveriam ter início os princípios da inclusão.

Duas mães de Leiria, que preferem manter o anonimato, admitem ter mentido para assegurar a entrada das filhas em escolas que não pertenciam à sua área de residência. “A minha filha pertencia à Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, dos Marrazes, mas preferia uma das escolas do centro de Leiria. Então dei a morada de uma amiga, que mora na cidade e essa amiga foi a encarregada de educação durante todo o ano”, admite a mãe.

Diz ter agido dessa forma por várias razões: “não existe autocarro directo entre o local onde reside e a Afonso Lopes Vieira, mas existe para aquela escola; e porque no centro há acesso facilitado à biblioteca municipa

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ