Sociedade

Monte Real e Carvide cria novas rotas para promover território e preservar património

7 jan 2024 10:00

Com a incerteza em torno das termas, encerradas desde 2014, a estratégia da junta passa por “valorizar o território a partir de espaços públicos”, salienta Paula Jorge.

monte-real-e-carvide-cria-novas-rotas-para-promover-territorio-e-preservar-patrimonio
Um dos roteiros será dedicado à água
Foto do site Visite Leiria

Promover o território e, ao mesmo tempo, preservar o património natural e construído, é o objectivo das três rotas que a Junta da União de Freguesias de Monte Real e Carvide está a criar.

Um dos roteiros, dedicado à água, pretende “mapear, sinalizar e recuperar fontes e lavadouros” da União de Freguesia, explicou Paula Jorge, presidente da junta, durante a última reunião de Câmara de Leiria, realizada em Carvide.

Na ocasião, a autarca falou também da Rota dos Moinhos, que irá abranger os lugares de Outeiro da Fonte, Lameiro e Carvalheiros e que integrará o ‘parque das longas’, um espaço privado cedido para o efeito à junta.

A terceira rota vai desenvolver-se em torno da Mata Real, fazendo ligação ao centro da vila. “Além da beleza natural, estamos a dotar o espaço com algumas infra-estruturas, como parque infantil, zonas de piquenique e equipamentos para ginástica ao ar livre”, adianta a autarca, referindo que a junta já adquiriu dois terrenos com o objectivo de ampliar as áreas de lazer da mata e construir instalações sanitárias.

Está também prevista a criação de um miradouro “com vista para os campos do Lis”, que permitirá visualizar “a mudança da paisagem em função da estação do ano”. Com a incerteza em torno das termas, encerradas desde 2014, a estratégia da junta passa por “valorizar o território a partir de espaços públicos”, salienta Paula Jorge.