Opinião

Mobilis

7 set 2017 00:00

Por implicar ideias centrais da cidadania e da política urbana, impressiona vê-la tão longe das preocupações da praça pública, tão afastada de muitos cidadãos.

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Há 355 anos, o matemático, filósofo, inventor e teólogo francês Blaise Pascal e dois destemidos investidores iniciaram o projecto, engendrado por Pascal, de pôr em funcionamento em Paris um transporte para todos os que o pudessem pagar, muito barato, eficiente e pontual que seguia uma série de linhas circulares.

Chamava-se carrosse à cinq sols e não tinha paragens fixas, parava a pedido tanto para entrar como para sair. De fixo tinha os percursos, os horários (sete minutos e meio entre cada carroça), uma hora de início e uma de encerramento.

Até que, com as carroças permanentemente cheias de passageiros, o município resolveu estipular um conjunto apertado de regras de acesso – proibindo-as aos soldados e à criadagem, para “maior comodidade e liberdade dos burgueses e gente de mérito”.

As carroças ainda se aguentaram alguns anos, até data incerta entre 1674 e 1677. Mas perdeu-se-lhes de tal modo a memória que foi preciso esperar quase 150 anos para se tentar qualquer coisa parecida e mais de 300 anos para que se começasse a vu

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