Sociedade

Miúdos do básico fazem ciência como gente grande

12 mai 2016 00:00

Alunos da Pinhal do Rei publicam artigos em revistas internacionais

miudos-do-basico-fazem-ciencia-como-gente-grande-4052
Daniela Franco Sousa

Tal é o ritmo com o qual produzem ciência e tal é a projecção dos artigos que publicam, em revistas internacionais da especialidade, que poucos poderão perceber que os dedicados autores são, afinal, alunos do ensino básico. American Journal of Human Biology e Medical hypotheses são algumas das muitas publicações onde os jovens cientistas já viram editadas as conclusões das suas pesquisas.

É possível? É. Basta contar com a paixão de Hamilton Correia, professor de Biologia do ensino básico e secundário, e com o entusiasmo de vários estudantes da Escola Secundária de Pinhal do Rei.

Nos últimos meses, sob a batuta deste docente, têm sido muitas as descobertas e invenções criadas pelos alunos desta escola da Marinha Grande. Esta semana, foi a vez de um cacto que produz luz eléctrica. Mas o extenso leque de projectos começou há cerca de dez anos quando, no Clube de Ciências, o professor e os seus alunos quiseram perceber de que forma as moléculas das plantas poderiam ser responsáveis pelo tratamento do cancro.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo