Sociedade

Misericórdia celebra 70 anos com mais cuidados continuados

13 dez 2018 00:00

Santa Casa da Marinha Grande projecta investimento de 5,3 milhões de euros

misericordia-celebra-70-anos-com-mais-cuidados-continuados-9588
Daniela Franco Sousa

Fundada em 1948, a Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande comemora este ano sete décadas de actividade, com novos motivos para celebrar. Esta IPSS tem em fase de construção a sua segunda unidade de cuidados continuados, com capacidade para 60 camas, que poderá servir para utentes de média e de longa duração, e estuda ainda a possibilidade de partir para a edificação de vários apartamentos para alojar idosos.

Estas foram as novidades avançadas ao JORNAL DE LEIRIA por Joaquim João Pereira, provedor da Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande, que falou sobre o investimento de cerca de 5,3 milhões de euros na construção da segunda unidade de cuidados continuados, numa propriedade com área total de 20 mil metros quadrados, a nascer no lugar das Vergieiras, e adiantou ainda a intenção de ali poder vir a edificar vários apartamentos de tipologias T0, T1 e T2. A IPSS tem actualmente várias valências sob a sua responsabilidade.

O Centro Infantil Arco-íris conta com 180 crianças, distribuídas entre salas de berçário, creche e pré-escolar.

Quanto às instalações dos Outeirinhos, acolhem a estrutura residencial, com 66 idosos, o centro de dia, que presta apoio a 30 utentes, o serviço de apoio domiciliário, que dá resposta a 42 pessoas, uma cantina social que serve 18 refeiçõesdiárias e ainda uma unidade de cuidados continuados com 31 utentes.

Já nas instalações das Vergieiras funciona uma estrutura residencial para 46 idosos, um centro de dia que presta resposta a 30 pessoas, um serviço de apoio domiciliário que se estende a 28 utentes e uma cantina social que serve 26 refeições diárias. É ainda a partir das Vergieiras que é assegurada a distribuição de alimentos por 100 famílias.

E, em cooperação com a Segurança Social, a IPSS trabalha na detecção de casos sociais, para os quais procura a respectiva resposta, acrescenta Joaquim João Pereira. Em todas as suas valências, a Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande dá hoje emp

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ