Sociedade

Miradouro de Chão das Pias, uma "varanda" sobre Porto de Mós

16 nov 2021 09:01

Inaugurada esta segunda-feira, a estrutura em metal e madeira está instalada a cerca de 425 metros de altitude.

Já era um ponto de paragem habitual para ter uma vista privilegiada sobre a vila e o castelo de Porto de Mós. Agora, o miradouro de Chão das Pias, em Serro Ventoso dispõe de uma plataforma suspensa, constituída por estrutura plataforma metálica com deck.

A zona envolvente foi também requalificada, com ajardinamento, a plantação de árvores e instalação de mobiliário urbano, e um muro com cerca de 20 metros quadros, que mistura a técnica dos muros de pedra seca com a arte urbana, um trabalho que juntou o artista plástico Rui Basílio e três caboqueiros do concelho

A intervenção no miradouro custou à câmara cerca de 131 mil euros e resultou de um projecto concebido por Eusébio Calvário, a partir de uma ideia apresentada há quatro anos pela Junta de Serro Ventoso.

Segundo o presidente da câmara, Jorge Vala, a intervenção pretendeu "valorizar" o espaço e, ao mesmo tempo, uma arte "singular e particular" deste território, a de trabalhar a pedra.

O autarca, à semelhança do que fez o presidente da Junta, Carlos Cordeiro, destacou também o facto de o projecto contribuir para melhorar a experiência de que quem visita o concelho e o parque natural e projectar a imagem de Porto de Mós.

Presente na sessão de inauguração, o director regional de Lisboa e Vale do Tejo do Instituto de Conservação da Natureza, Rui Pombo, considerou a intervenção no local "um exemplo do que se pode bem fazer" numa área protegida.

(Nota: fotos cedidas pelo Município de Porto de Mós)