Sociedade

Ministros em Leiria para programa "Governo + Próximo"

19 set 2023 08:00

Vários membros do Governo vão estar em Leiria, quarta e quinta-feiras, no âmbito do programa Governo + Próximo, que inclui a realização da reunião do Conselho de Ministros.

ministros-em-leiria-para-programa-governo-proximo
Leiria vai acolher reunião descentralizada do Conselho de Ministros
Ricardo Graça

O distrito de Leiria acolhe, quarta e quinta-feiras, dias 20 e 21, a iniciativa Governo +Próximo, que trará à região vários membros do Governo, incluindo o primeiro-ministro António Costa. O primeiro dia será dedicado a iniciativas em diversos pontos do distrito e o segundo à reunião de Conselho de Ministros.

O programa completo ainda não foi divulgado, mas já foi tornado público que António Costa participará no encerramento de um encontro sobre agendas mobilizadoras e verdes. Esta sessão decorrerá na quarta-feira, no Teatro José Lúcio da Silva, a partir das 9:30 horas, com o ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, a marcar presença na sessão de abertura. António Costa estará no encerramento, previsto para as 16:30 horas.

Ainda na quarta-feira, haverá a assinatura de um protocolo de cooperação relativo à Mata Nacional do Urso e à criação de uma brigada de sapadores florestais. Esta sessão terá lugar no quartel dos Bombeiros Sapadores de Leiria, a partir das 10:30 horas, e será presidida pelo secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino.

Também na quarta-feira, o ministro das Infraestruturas, João Galamba, com o secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, participarão numa sessão onde será celebrado um acordo para a implementação do sistema de mobilidade sustentável na região de Leiria – Ligação Leiria/Marinha Grande. A cerimónia decorrerá no auditório do Mercado de Leiria a partir das 12 horas, segundo divulgou a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria.

Também já é conhecido o programa do Governo + Próximo na Batalha. Neste concelho, a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, inaugura, às 15:30 horas, uma residência de estudantes. O ministro da Educação, João Costa, visitará o agrupamento de Escolas da Batalha e o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, irá deslocar-se ao Mosteiro.