Sociedade

Ministro do Ensino Superior elogiou exemplo do Politécnico de Leiria na convivência entre o coronavírus e as aulas

3 out 2020 17:56

O governante fez a afirmação no final da visita que realizou ontem, sexta-feira, dia 2 de Outubro, aos campi do Politécnico de Leiria

ministro-do-ensino-superior-elogiou-exemplo-do-politecnico-de-leiria-na-convivencia-entre-o-coronavirus-e-as-aulas
Manuel Heitor visitou todos os "campi" do Politécnico de Leiria
Politécnico de Leiria

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, considerou que o Politécnico de Leiria "é a prova clara que é possível ensinar e aprender em segurança, em todas as áreas: das ciências da saúde às ciências informáticas, às artes, e mais do que isso, conviver com artistas e empresários".

O governante fez a afirmação no final da visita que realizou ontem, sexta-feira, dia 2 de Outubro, aos campi do Politécnico de Leiria.

"Deu um exemplo impressionante a todo o País, pois foi a instituição que começou mais cedo, há quatro semanas em aulas. É uma instituição de Ensino Superior com responsabilidade, que ensina os estudantes a viver de forma responsável, mas também tem uma função pedagógica para a sociedade em geral, porque temos de aprender a conviver com o vírus."

O ministro iniciou a sua visita no Campus 5, onde ficou a conhecer o rastreio para a Covid-19 realizado pelo Politécnico de Leiria e com o apoio fundamental do ACES Pinhal Litoral, ACES Oeste Norte e Cruz Vermelha.

Os testes, feitos aleatoriamente a toda a comunidade académica, são analisados no centro de diagnóstico para a Covid-19 do Politécnico de Leiria, no edifício Cetemares em Peniche, que tem capacidade para avaliar 300 testes diários.

"Nesta visita quisemos mostrar o sentido de enorme responsabilidade em relação à pandemia e o que temos feito para colaborar com as entidades de saúde. Estamos a arrancar com o rastreio para a Covid-19 a toda a comunidade académica, uma das formas de detetar potenciais cadeias de contágio, fundamental nesta doença tendo em conta a existência de muitos assintomáticos", explicou Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria.

"Temos feito um trabalho incansável, com um investimento enorme, num momento em que há uma diminuição de receitas", adiantou.