Sociedade

Ministro do Ambiente ameaça suinicultores

25 mai 2017 00:00

Matos Fernandes avisa que o responsável pelo tratamento de esgotos é quem os produz e “quando os sectores não conseguem fazer isso não podem continuar a existir"

ministro-do-ambiente-ameaca-suinicultores-6502

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, anunciou que foi dado um prazo de 120 dias aos suinicultores para encontrarem uma solução para o tratamento de efluentes sob pena de sofrerem medidas duras da tutela.

"Se dentro de 120 dias não houver condições para começar a construção [Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas], posso garantir que o Ministério do Ambiente será o mais duro possível com aqueles que não cumprem e são obrigados a cumprir", avisou o ministro, à margem da assinatura dos Contratos de Financiamento de Aquisição de Viaturas Eléctricas de Serviços, que decorreu em Porto de Mós, na terça-feira.

Apesar de sublinhar que a solução tem de partir dos empresários do sector, o governante admitiu que poderá haver outra solução "desenhada" pelo Governo, mas que "será muito mais dura para os industriais".

“Os esgotos das suiniculturas, como em qualquer sector industrial, têm de ser tratados por quem produz esses mesmos esgotos", acrescentou o ministro, ao considerar “grave” a atitude dos suinicultores. “É grave e não pode ficar como está. Os fundos ainda não se perderam", mas o "Estado não se pode substituir a estas empresas como não se substitui às outras empresas industriais e agro-industriais que poluem. São mesmo elas que vão ter de resolver o problema”.

Para João Pedro Matos Fernandes, "quem é responsável pelo tratamento dos esgotos é quem produz esses mesmos esgotos", aliás, "o custo pelo qual os produtos são vendidos têm que incorporar necessariamente o valor que é também despendido com o tratamento dos esgotos".

"É assim em todos os sectores e quando os sectores não conseguem fazer isso não podem continuar a existir", avisou o governante.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.