Sociedade

Ministra da Justiça em Fátima

16 jan 2017 00:00

Francisca Van Dunem marcará presença no encontro Nacional da Pastoral Penitenciária, que decorrerá sexta-feira e sábado, em Fátima.

ministra-da-justica-em-fatima-5750

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, vai participar este sábado no XII Encontro Nacional da Pastoral Penitenciária, uma iniciativa promovida pela Igreja Católica, em Fátima.

A confirmação da presença da ministra foi anunciada hoje, dia 16, pela organização do evento, que tem como tema Este é o tempo da Misericórdia.

Francisca Van Dunem estará presente na sessão de abertura do dia 21, marcada para as 10 horas, que contará também com a participação do bispo auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes, enquanto vogal da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, e de Celso Manata, director-geral da Reinserção e Serviços Prisionais.

O encontro decorrerá nos próximos dias 20 e 21, sexta-feira e sábado, no Hotel Santo Amaro, inspirando-se na nova Carta Apostólica do Papa Francisco, ‘Misericordia et misera’.

O primeiro dia do encontro será dedicado aos assistentes espirituais e religiosos católicos prisionais. No dia seguinte, o programa destina-se a todos “os colaboradores do serviço de assistência espiritual e religiosa católica prisional, voluntários católicos prisionais e simpatizantes da Pastoral Penitenciária de Portugal”, explica uma nota da organização.

Durante o segundo dia, pelas 15:45 horas, está prevista a apresentação de testemunhos de pessoas que estiveram presas.

Também no sábado, deverá ser assinado um protocolo de colaboração entre a Direcção-Geral da Reinserção e Serviços Prisionais e a Cáritas Portuguesa.