Viver

Mikroben Krieg: a guerra dos micróbios faz 25 anos e tem novo álbum

14 abr 2020 12:01

Edição digital já disponível online assinala 25 anos desde o primeiro ensaio do projecto de Leiria, agora editado por uma nova etiqueta, também de Leiria, a Collippo Robots

mikroben-krieg-a-guerra-dos-microbios-faz-25-anos-e-tem-novo-album
Excerto da imagem de rosto de Possessive Patterns, que inclui 15 faixas
DR

O projecto Mikroben Krieg, de Leiria, está a celebrar 25 anos de actividade com um novo álbum em formato digital, Possessive Patterns, já disponível na plataforma Bandcamp.

"Possessive Patterns é uma colecção de faixas dispersas por diversas compilações, edições em nome próprio e uma ou outra faixas nunca editadas, que constituem uma amostra representativa da natureza multifacetada deste projecto e da longa expedição que ele tem trilhado ao longo dos últimos 25 anos", refere o comunicado enviado às redacções.

Para ouvir Possessive Patterns: https://collippo-robots.bandcamp.com/album/possessive-patterns

Projecto de música experimental, cujo nome, em alemão, significa guerra de micróbios, Mikroben Krieg começou por ser um trio e desde 1997 existe em formato a solo.

Os 25 anos do primeiro ensaio, 12 de Abril de 1995, assinalam-se, por ironia, numa fase em que "o mundo [está] virado do avesso a combater uma epidemia global, causada por organismos microscópicos", nota o press-release.

O percurso a solo de Mikroben Krieg tem acontecido com frequente recurso a colaborações, diversas edições em nome próprio e perto de duas dezenas de participações em compilações internacionais. Em algumas delas, lado a lado com artistas de renome internacional considerados dos mais importantes no género. As actuações ao vivo também incluem momentos partilhados com nomes importantes da cena electrónica europeia. Há ainda música para filmes, museus, teatro e até composições para um dos espectáculos dos Concertos para Bebés da companhia Musicalmente.

Recentemente criada, a editora Collippo Robots pretende "trazer para os suportes actuais de streaming e download um repositório esquecido no tempo de velhas obras musicais produzidas na região de Leiria antes da explosão da internet e que, por terem sido na altura edições limitadas, apenas estavam disponíveis em suporte físico nas colecções de alguns entusiastas da cena".

Possessive Paterns é o segundo álbum editado pela Collippo Robots, depois de Hard Left Panic, dos Manchine (projecto de Nuno Zimas, lançado no início do ano. Em breve, vai ser disponibilizado o álbum Partisans, de 2000, também de Manchine.