Sociedade

Michael Casalinho trocou as obras e o marketing por uma tasca em Jersey City

14 out 2018 00:00

Jovem luso-descentente, filho de casal natural de Leiria, sonha abrir um restaurante na terra dos pais.

michael-casalinho-trocou-as-obras-e-o-marketing-por-uma-tasca-em-jersey-city-9356
Maria Anabela Silva

A escola nunca disse muito a Michael Casalinho, que abandonou os estudos para ir trabalhar na empresa de serralharia do pai. Mas cedo percebeu que não era esse o caminho. Depois de uma passagem pela banca e pelo marketing, a paixão pela cozinha acabou por vencer.

Hoje, este jovem luso-descendente, filho de um casal natural de Leiria – a mãe nasceu nas Colmeias e o pai na Caranguejeira -, é dono de um restaurante em Jersey City - a tasca Broa -, que procura mostrar “o melhor” da gastronomia portuguesa, não só aos nossos emigrantes mas também aos americanos.

Localizado a cerca de “dez minutos de Manhattan”, o Broa abriu portas em 2013. Pelo meio, teve de vencer as adversidades provocadas pelo furacão Sandy que, em 2012, destruiu quase a totalidade do espaço, ainda antes de abrir.

Um “percalço” que obrigou a refazer praticamente toda a obra, mas que acabaria também por dar a Michael Casalinho mais algum tempo para “pôr em práticas” algumas ideias.

Hoje, o Broa é um espaço onde são bem presentes as marcas da portugalidade, desde a decoração, grande parte feita com recurso a objectos dos pais e avós de Michael, como xailes, réstias de alhos, galos de Barcelos ou fotografias antigas da família, passando pela música ambiente até, claro, aos pratos servidos.

A ementa muda “diariamente”, consoante “o que há de fresco à venda no mercado e o estado de espírito” do cheff Michael Casalinho, mas há iguarias que não podem faltar, como alheira servida com grelos cozidos, batata palha e ovo frito por cima, bacalhau à Brás ou camarão ajillo.

“A minha ideia foi sempre abrir um espaço que reflectisse a cultura portuguesa. Daí ter optado por um local mais pequeno e acolhedor”, conta o jovem, referindo que essa preocupação esteve também patente na escolha da calçada à portuguesa que abrilhanta a entrada do espa&

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ