Sociedade

Meteu os pés à estrada para mobilizar contra a violência doméstica

20 jun 2021 15:38

João Mota é técnico de apoio à vítima em Alcobaça

meteu-os-pes-a-estrada-para-mobilizar-contra-a-violencia-domestica
João Mota
DR
Daniela Franco Sousa

São muitas as formas de combater a violência doméstica, assim haja criatividade e empenho para as colocar em marcha. Que o diga João Mota, de 52 anos, psicólogo e técnico de apoio à vítima na Câmara de Alcobaça, que no passado dia 31 de Maio meteu pés ao caminho e, até dia 23 de Junho, terá percorrido toda a Estrada Nacional n.º2 (EN2) a mobilizar a população contra a violência doméstica.

Já caminhava e corria habitualmente, por vezes em maratonas. E depois de um longo período de confinamento, imposto pela pandemia, João Mota sentia necessidade de se exercitar e de se pôr à prova. Portanto, assim que teve oportunidade, decidiu percorrer toda a EN2, a caminhar sozinho, apenas de mochila às costas. “Mas não fazia sentido fazer uma caminhada destas sem me associar a uma causa”, explica ao JORNAL DE LEIRIA.

E como desde 2013 já acompanhou centenas de vítimas de violência doméstica, através do Gabinete da Câmara de Alcobaça, não teve dificuldade em decidir que este seria o problema para o qual devia sensibilizar.

Durante o percurso, usando diferentes t-shirts onde imprimiu frases comummente repetidas pelas vítimas que tem apoiado, João Mota vai suscitando a curiosidade de quem passa por ele. As frases nas camisolas são o pretexto para conversar sobre a problemática, salienta o psicólogo.

No momento em que falava ao nosso jornal, João Mota cumpria já metade do percurso e

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ