Sociedade

Mergulhadores da Marinha inactivam engenho fumígeno na Praia d’El Rey

19 jun 2021 16:58

Marine Maker é utilizado em ambiente marinho para sinalização de posições ou áreas de interesse

mergulhadores-da-marinha-inactivam-engenho-fumigeno-na-praia-del-rey

Ontem à tarde, a equipa de prontidão de inactivação de engenhos explosivos da Marinha, do Destacamento de Mergulhadores Sapadores Nº 1 (DMS1), foi activada após alerta capitão do Porto de Peniche na sequência da detecção de um engenho encontrado na Praia d’El Rey, em Óbidos.

Logo que chegou ao local, a equipa realizou a identificação e neutralização, no local, um Marine Marker, engenho fumígeno utilizado em ambiente marinho para sinalização de posições ou áreas de interesse.

Foi efectuado um perímetro de segurança no local pela Polícia Marítima de Peniche, acompanhada pelos elementos do projeto Seawatch com a viatura Amarok e uma equipa de Bombeiros Voluntários de Óbidos.

“Devido à confluência de diversas rotas marítimas e aéreas, este tipo de engenho é encontrado com alguma frequência na costa portuguesa e requer precauções no seu manuseamento, podendo ser extremamente perigoso”, explica a Marinha, em comunicado.

Mesmo em aparente um estado estável e seguro, este tipo de engenhos poderão encontrar-se accionados, totalmente funcionais contendo ainda parte da sua carga.