Viver

Melhores do ano: Blitz e Antena 3 escolhem música made in Leiria

31 dez 2025 18:00

Seis artistas e bandas da região nas listas dos melhores álbuns e canções nacionais em 2025

melhores-do-ano-blitz-e-antena-3-escolhem-musica-made-in-leiria
O álbum de Afonso Rodrigues lançado em 2025 convenceu boa parte da critica
Kid Richards

Na escolha dos melhores do ano, as listas da Blitz e da Antena 3 continuam a ser referência e o resultado das diferentes votações para eleger a melhor música nacional editada em 2025 também inclui novos discos de artistas com ligações à região. É o caso de Afonso Rodrigues, First Breath After Coma, Lisa Sereno, Estela Alexandre, Memória de Peixe e Femme Falafel.

Para a equipa da Blitz, o décimo melhor álbum nacional de 2025 é Dói-Dói Proibido, de Femme Falafel, cantora e compositora com raízes em Caldas da Rainha. Na mesma lista, Afonso Rodrigues, que cresceu em Leiria antes de formar a banda Sean Riley & The Slowriders, surge no 23.º lugar, com Areia Branca, e Lisa Sereno, outra artista originária de Leiria, aparece no 37.º, graças ao álbum de estreia, Belonging.

Logo a seguir, no 38.º posto, fica III, dos Memória de Peixe do guitarrista Miguel Nicolau, de Caldas da Rainha, e Cantomilo, o primeiro disco de Estela Alexandre, que deve o título ao nome da aldeia do concelho de Leiria a que tem ligações, ocupa a posição 41.

Olhando para as escolhas da equipa da Antena 3, há protagonistas que se repetem: Belonging, de Lisa Sereno, é considerado o segundo melhor álbum nacional do ano, enquanto Dói-Dói Proibido, de Femme Falafel, entra no sexto lugar.

A equipa da Antena 3 escolheu, também, as melhores canções nacionais de 2025, em que Lisa Sereno é mais uma vez destaque, com “Giver”, no 14.º posto, depois de “Now that you've come in” dos First Breath After Coma (de Leiria) com Salvador Sobral (13.º) e de “A fearless party between a kid and his own thoughts” de Noiserv com a leiriense Surma (12.º).

“Electrocardiograma”, de Femme Falafel, atinge a quarta posição.

Por outro lado, a Antena 3 publica a tabela das mais votadas em 2025 no Índice A3.30, que inclui “Primavera”, de Mr. Gallini, nome artístico de Bruno Monteiro, músico do concelho de Alcobaça.

Os leitores também votam na Blitz, e na lista dos melhores álbuns nacionais do ano de acordo com o gosto do público, a colaboração entre First Breath After Coma e Salvador Sobral em A Residência, disco gravado ao vivo que fixa o espectáculo criado durante uma residência artística de duas semanas, está no décimo lugar.