Saúde

Médico de Porto de Mós integra Sociedade Americana de Cirurgiões da Articulação Temporomandibular

24 fev 2022 12:16

O estomatologista David Ângelo é o primeiro português convidado para Sociedade Americana de ATM.

medico-de-porto-de-mos-integra-sociedade-americana-de-cirurgioes-da-articulacao-temporomandibular
David Ângelo é director clinico Instituto Português da Face
DR

Natural de Porto de Mós, o estomatologista David Ângelo é o primeiro português aceite na Sociedade Americana de Cirurgiões da Articulação Temporomandibular (ATM).

Já em 2018, tinha sido também o primeiro especialista nacional a integrar a instituição europeia congénere. “Pertencer a esta sociedade significa poder discutir os casos clínicos mais complexos com alguns dos melhores cirurgiões do mundo”, afirma David Ângelo, director clínico do Instituto Português da Face, que vai participar no encontro anual da Sociedade Americana, que se realiza em San Diego, Califórnia (EUA), entre 3 e 5 de Março.

Com vários trabalhos científicos na área da Articulação Temporomandibular (ATM), o especialista é também investigador convidado no Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto (CDRsp) do Politécnico de Leiria.

Em comunicado, o médico explica que a aceitação naquela sociedade americana aconteceu depois de ter sido referenciado por um especialista norte-americano e por dois cirurgiões espanhóis. O convite é justificado pelos vários trabalhos científicos que David Ângelo tem desenvolvido na área da ATM, nomeadamente ao nível da regeneração do disco articular, técnicas cirúrgicas minimamente invasivas e um protocolo único a nível mundial de recuperação pós-operatória destes doentes.

Após “uma avaliação criteriosa” ao académico e profissional do médico, incluindo aos seus artigos de investigação e às técnicas cirúrgicas aplicadas, o conselho científico de médicos especialistas da sociedade americana de cirurgiões da ATM “reconheceu e elogiou o contributo científico que David Ângelo tem dado para a área”, formalizando o convite para integrar esta organização.

O estomatologista, que também dá aulas na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, criou um protocolo de tratamento “único” a nível mundial, o qual permite uma recuperação mais rápida dos pacientes com disfunção da ATM e resultados mais duradouros.

O comunicado de imprensa explica que o protocolo é essencialmente composto por três sequências: a preparação pré-cirúrgica com toxina botulínica para descomprimir a cápsula articular com uma técnica exclusiva; o tratamento cirúrgico da disfunção da ATM; e o acompanhamento pós-operatório híbrido com exercícios de fisioterapia, terapia da fala e recuperação gradual da função mastigatória.

“O protocolo de recuperação foi um dos meus projectos mais elogiados na entrevista com os especialistas da sociedade americana da ATM. Para além dos artigos científicos, apresentei mais de 500 cirurgias que realizei – artrocenteses, artroscopias, cirurgias abertas e próteses de ATM – com dois anos de acompanhamento comprovado”, afirma David Ângelo.

Para a apresentação final, que fará em San Diego, o médico vai levar um trabalho sobre o processo de recuperação da mastigação nos primeiros 30 dias após a cirurgia da articulação temporomandibular.

O que é a disfunção da articulação temporomandibular?

A disfunção da articulação temporomandibular é uma patologia incapacitante dos músculos da mastigação e/ou da articulação temporomandibular (área onde a mandíbula se articula com o osso do crânio), mais comum em mulheres entre os 20 e os 50 anos. “Para além de dores intensas no maxilar e na face, a disfunção pode comprometer a mastigação dos alimentos, bloquear a articulação e/ou limitar a abertura da boca, em alguns doentes de forma severa”, explica o comunicado enviado às redacções.