Saúde

Médico de Leiria parte em missão humanitária para São Tomé e Príncipe

5 mar 2024 16:32

Faz parte também da missão a concretização de actividade clínica de Pneumologia

medico-de-leiria-parte-em-missao-humanitaria-para-sao-tome-e-principe

João Machado, médico pneumologista do Serviço de Pneumologia da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULS RL), partiu no sábado para uma missão humanitária de sete dias na República Democrática de São Tomé e Príncipe.

 

Esta missão, que vem no âmbito do projecto Saúde para todos, mediado pela organização não governamental Instituto Marquês de Valle Flôr, vai realizar vários tipos de ajudas, tais como, a “entrega de equipamento médico, medicamentos e outras doações cedidas para o efeito”.

Faz parte também da missão a concretização de actividade clínica de Pneumologia, “com a realização de consultas nos diversos pontos de saúde, eventual apoio técnico a outras especialidades, formação médica, sessões formativas à população e um planeamento de atuação preventiva”, lê-se numa nota de imprensa.

 

“Trabalhar numa realidade tão diferente da que estou habituado é, ao mesmo tempo, incrivelmente estimulante e também intimidante”, reconhece João Machado citado no comunicado, que participa pela primeira vez numa missão deste género e espera “estar à altura do desafio e ser uma mais-valia” neste projecto em que foi desafiado a participar a convite da médica pneumologista Ana Figueiredo (ULS de Coimbra).

 

Salvato Feijó, director do serviço de Pneumologia da ULS RL, reconhece a importância e o humanismo desta missão, já que São Tomé e Príncipe é um país “com elevadas carências médicas”, mencionando também que com esta participação “o nome do serviço e da ULS RL ficará indelevelmente ligado”.