Desporto

Massimo Fortese e Rui Patrício não são motivos suficientes para Leiria ser romanista?

23 jul 2021 09:06

Nas traseiras da geladaria que detém, Massimo fez um mural que homenageia o clube, o guarda-redes de Leiria e José Mourinho

massimo-fortese-e-rui-patricio-nao-sao-motivos-suficientes-para-que-leiria-seja-romanista
Massimo Fortese e o tributo à Roma
Ricardo Graça

“É uma incrível coincidência. Como é que o primeiro jogador português em muitos anos na Roma é natural precisamente da cidade onde me instalei?” Massimo Fortese está encantado com a chegada de Rui Patrício à equipa giallorossa. Até já vê vitórias atrás de vitórias no horizonte a chegarem, assentes na segurança do guarda-redes português entre os postes.

Ainda por cima, a equipa é agora orientada por José Mourinho, outro vulto com uma história em Leiria. “Nem dá para acreditar. Quando cheguei a Portugal, em 2010, ele treinava o Inter de Milão e eu odiava-o. Sou romanista e ele era muito forte, agressivo e depois ganhava tudo. Era odioso. Mas agora, que vejo o Mourinho na Roma, não posso deixar de sentir um grande fervor.”

Há mais de uma década que ele adoça a nossa boca. A Fior di Latte, na zona histórica, tornou-se num ponto inescapável para quem aprecia gelados, mas também futebol.

Contudo, durante a pandemia, o negócio teve de estar encerrado e Massimo, cuja imagem já correu mundo como sósia de Francesco Totti, antigo craque do clube da capital italiana, resolveu decorar o estabelecimento (ainda mais) com o amarelo do Sol, o vermelho do coração e a loba Capitolina, os símbolos maiores da Roma.

Entretanto, na semana em que a Itália disputou os jogos decisivos do Europeu, com o stress, Massimo decidiu alargar a sua obra. Na rua das traseiras da geladaria, transformou a parede “que só servia para fazer xixi” num mural de tributo ao clube do seu coração.

Não se trata de um graffito, é mesmo uma pintura, porque foi tudo feito a pincel, numa parede extremamente rugosa, que o obrigou a várias camadas, “pelo menos dez demãos”, e a litros e litros de tinta. “Gastei 600 euros, mas não os pedi a ninguém

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ