Sociedade

Mário Cerol indigitado comandante dos bombeiros da Nazaré

14 fev 2022 17:55

O seu mandato “será focado na formação e na qualificação do corpo de bombeiros”

mario-cerol-indigitado-comandante-dos-bombeiros-da-nazare
Mário Cerol foi segundo comandante distrital de Leiria
Ricardo Graça/Arquivo
Redacção/Agência Lusa

O actual coordenador municipal da Protecção Civil da Nazaré, Mário Cerol, vai comandar os bombeiros voluntários locais que, desde Novembro, se encontrava sem comandante após a saída de João Estrelinha por incompatibilidades com a direcção da corporação.

“Tratou-se de um convite da direcção que entendi aceitar, uma vez que já exerço funções de coordenador municipal da Protecção Civil”, disse à agência Lusa Mário Cerol, indigitado comandante da corporação dos bombeiros da Nazaré, no distrito de Leiria, estimando ser “empossado dentro de um mês”.

O novo comandante afirmou ainda que o seu mandato “será focado na formação e na qualificação do corpo de bombeiros” que, desde Novembro de 2021, era liderado pelo adjunto do comando Ricardo Rebelo, nomeado interinamente pela direcção.

Mário Cerol sucede a João Estrelinha, que cessou funções de comando em 31 de Outubro, justificando na altura, em comunicado, que a renúncia ao cargo foi "fruto de algumas incompatibilidades verificadas entre a actual direcção e o cargo de comandante", nomeadamente "diferentes metodologias e objetivos referentes à prossecução do desenvolvimento" da associação.

Já em Novembro, a direcção esclareceu nunca ter sido informada sobre as alegadas divergências na base da demissão do operacional que comandou a corporação por mais de uma década.

Natural de Alcobaça, Mário Cerol desempenhava desde 2019 a função de coordenador municipal da Protecção Civil da Nazaré, depois de, entre 2017 e esse mesmo ano, ter sido segundo-comandante do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria.