Economia

Marinha Grande vai expandir Zona Industrial com 16 novos lotes

5 fev 2024 17:16

Lotes serão destinados a indústria, comércio e serviços e um deles acolherá equipamento de utilização colectiva

marinha-grande-vai-expandir-zona-industrial-com-16-novos-lotes
Zona Industrial de Casal da Lebre
CMMG

A Câmara Municipal aprovou, esta tarde, a operação de loteamento para a expansão da Zona Industrial da Marinha Grande, que prevê a criação de 16 novos lotes.

Segundo a autarquia, "o projecto da operação de loteamento para a expansão da Zona Industrial da Marinha Grande, da iniciativa da Câmara Municipal, prevê a constituição de 16 lotes, numerados de 50 a 66, destinados a indústria, comércio e serviços e um lote que passa a integrar o domínio privado do município para equipamento de utilização colectiva".

O projecto prevê a "construção faseada das infra-estruturas essenciais à expansão da Zona Industrial e a existência de espaços verdes públicos, passando ambos a integrar o domínio público municipal".

A par das várias peças desenhadas que integram o projecto de loteamento foi, igualmente, criado um regulamento do loteamento que institui, nomeadamente, regras quanto à edificabilidade dos lotes, estacionamento no interior dos mesmos, espaços verdes privados e junção de lotes, prossegue a câmara.

Ficam, também, previstas naquele regulamento "medidas de prevenção e adaptação às alterações climáticas, tais como o aproveitamento de águas pluviais para a rega de áreas verdes dos lotes e para reutilização em usos não potáveis, instalação de painéis solares e disponibilização de postos de carregamentos de carros eléctricos".

"A Zona Industrial da Marinha Grande é uma zona de acolhimento empresarial, localizada na sede de concelho, que possui um elevado potencial de alavancagem da economia local e regional, contudo, actualmente, não possui lotes disponíveis que possam dar resposta às expectativas e necessidades de potenciais investidores. Ciente desta situação, que constitui um entrave ao desenvolvimento do concelho, o município envidou esforços para adquirir uma parcela de terreno de 13,69 hectares, que possibilitasse o seu alargamento. É essa área que a câmara municipal pretende infra-estruturar e lotear", contextualiza.