Sociedade

Marinha Grande recebe alunos no âmbito do projecto "À Descoberta das 4 Cidades"

23 mai 2023 11:01

Visita ao Museu do Vidro é uma das actividades, onde participarão crianças da Marinha Grande, Fundão, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António

marinha-grande-recebe-alunos-no-ambito-do-projecto-a-descoberta-das-4-cidades
Evento decorre quinta-feira e será pautado por um conjunto vasto de actividades
CMMG

Na próxima quinta-feira, dia 25 de Maio, a Marinha Grande recebe os alunos e professores participantes no projecto À Descoberta das 4 Cidades, para uma recepção na Casa da Cultura Teatro Stephens, visita ao Museu do Vidro e às oficinas de artesanato de vidro e actividades no Parque Mártires do Colonialismo.

A autarquia recorda que o projecto À Descoberta das 4 Cidades (p4Cidades) nasceu da geminação das cidades do Fundão, Marinha Grande, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António, elevadas a esta categoria no dia 11 de Março de 1988. Desde então, tem sido feito um percurso alicerçado no conhecimento e intercâmbio destas cidades, na área comercial, social, cultural, desportiva e de lazer".

"Em 1994, com a criação do p4Cidades, abriu-se uma nova janela nesta geminação: a da educação", prossegue o município.

"Dirigido às crianças do 1.º ciclo do ensino básico, este projecto tem-se assumido como um forte contributo na compreensão das metas curriculares do 1.º ciclo do ensino básico, na valorização da cultura e sabedoria popular, bem como na formação individual dos alunos e no reforço dos valores essenciais para a cidadania", salienta a Câmara da Marinha Grande.

Nos anos lectivos de 2021/2022 e 2022/2023, o desafio proposto denomina-se Constrói a História da Tua Terra/Cidade. "Esta acção educativa vai no sentido de cada escola criar uma história sobre a sua cidade – teatralizá-la, fazer um vídeo e partilhá-lo entre as escolas envolvidas no p4Cidades", explica a autarquia.

Quanto ao programa de recepção do projecto À Descoberta das 4 Cidades, tem início pelas 10:50 horas, com a chegada das cidades irmãs (junto ao Arquivo Municipal). Pelas 11 horas, na Casa da Cultura – Teatro Stephens, há sessão de boas-vindas pelo presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, e ainda espaço de teatro, com História(s) da Marinha Grande - Lendas, figuras e tradições marinhenses, pela Escola da Comeira; e filme pela Escola Guilherme Stephens.

Pelas 12:15 horas, segue-se a visita ao Museu do Vidro e aos ateliers de artesanato de vidro ao vivo.

Pelas 14 horas, decorre a visita à Escola da Comeira, seguida pela visita à Escola Guilherme Stephens, às 15 horas, e actividades no Parque Mártires do Colonialismo.