Sociedade

Marinha Grande promete luta se médicos não chegarem em Março

12 mar 2017 00:00

Assembleia da comissão de utentes aprovou moção.

marinha-grande-promete-luta-se-medicos-nao-chegarem-em-marco-6082

A Comissão de Utentes em Defesa do SAP 24 horas na Marinha Grande aprovou, na sexta-feira, dia 3, por unanimidade, uma moção que promete acções de luta caso os cinco médicos previstos para o centro de saúde local não forem colocados até ao final do mês.

Durante a reunião, que juntou cerca de 200 pessoas no auditório do edifício da Resinagem, os utentes exigiram que o funcionamento do SAP seja mantido 24 horas, que haja uma reposição de médicos no centro de saúde da Marinha Grande e nas extensões da Vieira e da Moita e que se estude uma forma de reabrir a extensão da Garcia.

A moção aprovada exige também a que todos os utentes tenham médico de família e que as obras avancem o mais rapidamente possível, para que entrem em funcionamento as três Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP).

"Se o que é solicitado não for resolvido até ao final de Março, entende a população que deve levar a cabo outras medidas de luta", afirmou Luís Guerra Marques, porta-voz da comissão.

Solidário com a população, até porque também é utente, o presidente da Câmara da Marinha Grande, Paulo Vicente, confirmou que há uma "carência de pessoal médico" que "preocupa as pessoas" e explicou que a autarquia tem "desenvolvido bastantes esforços no sentido de colmatar esta carência".

"Temos contactado directamente não só com a Administração Regional de Saúde [ARS], com quem tivemos reunião esta semana, como com o Ministério da Saú- de. Sabemos do empenhamento pessoal do senhor ministro da Saú- de na resolução deste problema."

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.