Sociedade

Marinha Grande lança guia turístico do concelho em braille

29 set 2015 00:00

A Câmara da Marinha Grande lançou um guia turístico em braille, permitindo aos cegos o acesso a informação sobre o concelho.

marinha-grande-lanca-guia-turistico-do-concelho-em-braille-2165

O Guia Turístico do Concelho da Marinha Grande em Braille foi apresentado no domingo, no Auditório da Resinagem, assinalando o Dia Mundial do Turismo.

Esta iniciativa surgiu na sequência de um desafio lançado pela autora da versão braille do guia em português, Sónia Santos, com o objectivo de tornar o concelho mais acessível e inclusivo.

Em nota de imprensa, Cidália Ferreira, a vereadora do Turismo, elogia o envolvimento da autora, sem o qual este projecto não teria sido concretizado. "Todos temos oportunidades de ver mais do que a nossa vista alcança", refere, agradecendo a oportunidade dada ao concelho da Marinha Grande, para que muitas mais pessoas o visitem e "sintam este espaço magnífico”.

Carlos Oliveira, vice-presidente do Turismo do Centro, deu os parabéns ao município e à autora, “pela vontade e desejo de tornar a Marinha Grande mais inclusiva, mais acessível”.

Na apresentação da publicação, Sónia Santos lembrou que, embora sendo cega, o guia não se destina a si. que gosta e tem acesso aos computadores e às novas tecnologias, mas "para todos aqueles que não conseguem ler de outra forma”.

A sessão foi ainda marcada pela realização do Concerto para Olhos Vendados, protagonizado por Luís Antero que, desde 2008, desenvolve um trabalho de recolha e documentação do património imaterial sonoro das zonas da Beira Serra e Serra da Estrela, com base em gravações sonoras de campo.

Durante os 45 minutos de duração do concerto, o público foi convidado a vendar os olhos e a viajar pelo fantástico universo sonoro quotidiano e sua eventual ligação com a memória.