Sociedade

Marinha Grande inicia construção de creche na antiga Ivima

5 out 2023 13:00

Obra tem um prazo previsto de 14 meses. O investimento ronda um milhão de euros e permitirá criar 84 vagas, num espaço que já foi uma fábrica de vidros e depois utilizado por toxicodependentes.

marinha-grande-inicia-construcao-de-creche-na-antiga-ivima
Auto de consignação da obra foi assinado no início desta semana
CM Marinha Grande

Prometida há mais de uma década, a transformação da antiga fábrica de vidros da Ivima, na Marinha Grande, vai finalmente avança. O arranque da obra foi formalizado, no início desta semana, com a assinatura do auto de consignação. Dentro de 14 meses, espera-se que o espaço possa começar a receber crianças.

O investimento rondará um milhão de euros e criará uma infra-estrutura com capacidade para acolher 84 crianças, dos 0 aos 3 anos, aumentando consideravelmente a oferta do concelho a este nível.

Na formalização da consignação da obra, o presidente da câmara, Aurélio Ferreira, sublinhou que o projecto representa "uma resposta social de enorme importância para as famílias" do concelho, que vai permitir que "as mães e pais deixem as suas crianças cuidadas e em segurança, criar vários postos de trabalho, dinamizar a economia local e alargar a rede de equipamentos sociais”.

"Este é momento muito especial para os marinhenses, que sentem a creche como um serviço fundamental para as suas vidas, para compatibilizarem o trabalho com a vida familiar”, afirmou o autarca, citado numa nota de imprensa da câmara.

Também o director do Centro Distrital de Segurança Social, João Paulo Pedrosa considerou que “este é um momento muito feliz para a Marinha Grande, porque a resposta de creche é prioritária".

O projecto de criação de uma creche social na Ivima foi, pela primeira vez, anunciado em Outubro de 2011, pelo então presidente da Câmara da Marinha Grande, o socialista Álvaro Pereira, aquando da assinatura do protocolo de doação daquelas instalações da BA Vidros ao Município da Marinha Grande. Volvida mais de uma década de avanços e recuos, a creche sai agora do papel.