Covid-19

Marinha Grande e Leiria estão em risco de confinamento parcial

12 nov 2020 09:08

Os novos casos colocam Leiria e Marinha Grande no limite de serem incluídos nos concelhos de maior risco. A lista é actualizada esta quinta-feira e poderá integrar Ourém.

marinha-grande-e-leiria-estao-em-risco-de-confinamento-parcial
Nos últimos 14 dias (de 27 de Outubro a 10 de Novembro), o concelho de Leiria registou 291 novas infecções
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva com Cláudio Garcia

Os números de novas infecções de Covid-19 registados nos últimos 14 dias em Leiria e na Marinha Grande, divulgados diariamente pelo Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS), colocam estes dois concelhos no limite do rácio de 240 casos por 100 mil habitantes, que serve de critério à definição dos municípios sujeitos a confinamento parcial e a recolher obrigatório.

A lista, que integra 121 concelhos, entre os quais a Batalha, será actualizada esta quinta-feira, em reunião de Conselho de Ministros. Só aí se saberá se Leiria e Marinha Grande serão incluídas no grupo de concelhos sujeitos a medidas mais restritivas, onde poderá figurar Ourém.

Isto porque, este município registou nos últimos 14 dias, de acordo com os dados divulgados pelo Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo, 137 novos casos - acima do limite de 106 fixados para o rácio de 240 por 100 mil habitantes -, dos quais, 56 ocorreram num lar de idosos.

Para já, e partindo da análise dos dados do CDOS, o concelho de Leiria somou, nos últimos 14 dias (de 27 de Outubro a 10 de Novembro), 291 novas infecções (ligeiramente abaixo do limite de 301), enquanto a Marinha Grande contabilizou mais 92 casos (para um limite de 93).

Há, no entanto, ressalvas a fazer. Desconhece-se o período exacto a considerar pelo Governo, bem como os dados oficiais da Direcção-Geral da Saúde por concelho, que não são publicados há vários dias e que podem ter discrepâncias em relação aos números comunicados pelos

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ