Economia

Marinha Grande acolhe semana do turismo industrial

24 mar 2023 09:30

Entre os dias 10 e 16 de Abril, estão previstas demonstrações e visitas a várias fábricas

marinha-grande-acolhe-semana-do-turismo-industrial
Iniciativa visa promover locais e experiências associados à indústria viva e ao património industrial
DR

A Marinha Grande será palco da segunda edição da iniciativa À descoberta do Turismo Industrial. O evento decorrerá entre 10 e 16 de Abril e é promovido pelo Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial, do qual o Município da Marinha Grande faz parte, contando com o apoio de diversos parceiros.

De acordo com a autarquia, esta mostra, de entrada livre, visa revelar e promover os locais e experiências associados à indústria viva e ao património industrial do País. Durante esta semana, os visitantes poderão visitar o Estúdio de Vidro Poeiras Glass, onde decorrerão demonstrações de fabrico do vidro ao vivo, visitar as oficinas de artesanato em vidro trabalhado ao vivo, junto do Museu do Vidro da Marinha Grande, onde estará exposta a peça comemorativa da primeira edição desta iniciativa, em 2022, e onde decorrerão ateliers infantis de pintura sobre vidro.

Poderão, também, realizar de visitas guiadas à fábrica Crisal, de produção de vidro automático, à empresa Planimolde, de produção de moldes e peças plásticas, e conhecer ainda a exposição Esculpir o Aço, comentada por um antigo trabalhador da indústria de moldes.

O mote para a realização das diferentes actividades é a valorização da oferta turística diferenciadora, sendo que estas acções são destinadas a todos, incluindo famílias e decorrerão em diversas localidades do País.

No programa estão previstas visitas a fábricas em laboração e equipamentos museológicos, que permitem compreender os processos de fabrico, perceber o funcionamento da maquinaria e experimentar o produto final.