Sociedade

Margarida Balseiro Lopes escolhida para ministra da Juventude e Modernização

28 mar 2024 19:23

Natural da Marinha Grande, é jurista e vice-presidente da Comissão Política Nacional do PSD

margarida-balseiro-lopes-escolhida-para-ministra-da-juventude-e-modernizacao
Margarida Balseiro Lopes, de 34 anos, é formada em Direito
Ricardo Graça

Natural da Marinha Grande, Margarida Balseiro Lopes, de 34 anos, vai integrar o novo Governo como ministra da Juventude e Modernização.

A jurista faz parte da lista de 17 ministros proposta pelo primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, para o XXIV Governo Constitucional, entregue ao final da tarde ao Presidente da República.

A tomada de posse dos novos ministros está prevista para terça-feira e a dos secretários de Estado para dois dias depois.

Licenciada em Direito pela Universidade de Lisboa, Margarida Balseiro Lopes tem ainda mestrado em Direito e Gestão e pós-graduação em Fiscalidade pela Faculdade. Desde 2021, é doutoranda em Direito na Universidade Católica Portuguesa. Trabalha numa empresa multinacional de auditoria e consultoria.

Em termos políticos, desempenhou vários cargos na JSD, tendo sido presidente da Comissão Política Nacional da JSD entre 2018 e 2020. Actualmente, é vice-presidente da Comissão Política Nacional do PSD.

Em 2015, com apenas 26 anos, foi eleita deputada à Assembleia da República pelo distrito de Leiria. Quatro anos depois, foi cabeça-de-lista do PSD por este círculo eleitoral, sendo que, nas últimas legislativas, não integrou nenhuma lista.

Enquanto deputada integrou várias comissões parlamentares, com destaque para a Comissão de Orçamento e Finanças e a Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto.