Sociedade

Mapril Baptista, o rei das ambulâncias em França

20 fev 2017 00:00

Empresário natural do Bombarral é o maior vendedor de veículos de transportes de doentes em terras gaulesas.

mapril-baptista-o-rei-das-ambulancias-em-franca-5955
Maria Anabela Silva

Quis  ser  polícia  ou  bombeiro, mas,  como  “por  vontade  do  pai” não tinha nacionalidade francesa (condição  exigida  para  o  desem- penho daquelas funções), teve de abandonar  esse  sonho.  

Seria  no mundo  dos  negócios  que  Mapril Baptista viria a singrar, tornando-se no maior vendedor e fabricante de ambulâncias em terras gaulesas, para onde a família, oriunda do Bombarral, emigrou no início dos anos 60 do século passado.

Ainda antes de entrar para a escola primária, Mapril Baptista mudou-se com os pais e com o irmão da aldeia de Casal Novo, freguesia de Vale Covo, para França. Chegou na véspera de Natal, a caminho de completar sete anos. A família instalou-se em Montefermeil, nos arredores de Paris, numa casa cedida pelo patrão do pai, que trabalhava como operário.  

Reconhece que a adaptação “não foi fácil” e que  sentiu  na  pele  “algum  racismo”, mas, no final da adolescência, “já estava completamente integrado”.

Com apenas 12 anos, começou a ganhar os primeiros trocos. Aproveitava o facto de já dominar bem a língua francesa para ajudar portugueses a tratar dos passaportes. “À quinta-feira não tinha escola e ia para o Consulado Português fazer esse  trabalho”,  recorda.  

Ao fim-de-semana, vendia fruta no mercado e ainda arranjava tempo para distribuir jornais na zona. “Era  um  miúdo  desenrascado  e com iniciativa. Sabia-me bem ajudar os meus pais.”

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.