Sociedade

Mão de obra: Em cada objecto há uma interacção

2 dez 2018 00:00

Gonçalo Silva, designer: "Não há nada com design, o design é um processo em si".

mao-de-obra-em-cada-objecto-ha-uma-interaccao-9523

Design não é adjectivo, é acção. "Não há nada com design, o design é um processo em si", argumenta Gonçalo Silva. Em bom português, é "arte aplicada", ou seja, "objectos com bom senso, utilitários e funcionais", resume o designer de Alcobaça para quem o pensamento criativo existe aliado com a funcionalidade e a optimização da produção. "A minha intervenção é sempre no sentido de desenvolver um produto muito útil, mas bem pensado, com uma simplicidade aparente".

Antigo jogador de hóquei, navegador do skate e trapezista dos patins em linha, talvez o elemento central no trabalho de Gonçalo Silva seja outro: o diálogo com o consumidor. De que é exemplo o banco de balanço 360º, em colaboração com a empresa Ferreiras e Marcelino, de Leiria. "Um produto aparentemente simples, mas com alguma complexidade de execução. E a minha imagem é essa”. Construído em madeira e cortiça, é composto por cinco peças que se arrumam no formato concha, quando separadas. A montagem é intuitiva. Pesa apenas 3,8 quilos e transporta-se facilmente com recurso a uma alça em pele. "Há aqui alguma interacção e eu gosto que os produtos tenham essa interacção com as pessoas". Outro banco, outra história: o Gepeto, analogia surgida num momento de leitura com a filha, Carminho. "O Pinóquio foi feito num acto de amor e sendo pai às vezes acabam os filhotes por nos ensinar algumas coisas". O nome Gepeto "tem a ver com a construção", porque o modelo "parece uma marioneta", logo, "acaba por ter algo muito humano".

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ