Sociedade

Manuel Antunes opera crianças sírias refugiadas

12 out 2019 00:00

Cirurgião natural de Leiria esteve em missão humanitária na Jordânia.

manuel-antunes-opera-criancas-sirias-refugiadas-10767

O cirurgião cardiotorácico Manuel Antunes, natural de Leiria, liderou uma equipa que esteve recentemente em Amã, na Jordânia, numa missão humanitária, dirigida a crianças sírias refugiadas com patologia cardíaca.

Durante a sua presença no Gardens Hospital, os voluntários portugueses operaram 13 crianças com patologia cardíaca congénita. A mais nova tem sete meses e a mais velha 15 anos, refere uma nota de imprensa do Centro de Cirurgia Cardiotorácica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), instituição à qual estão ligados sete dos oito voluntários (dois cirurgiões, três enfermeiros, um anestesista, um cardiologista e uma perfusionista).

Naquele comunicado, o CHUC explica que à chegada a Amã, a equipa portuguesa reuniu com médicos locais, para proceder "à selecção e preparação dos doentes e à preparação do bloco operatório e da unidade de cuidados intensivos". Foram avaliados "20 bebés e crianças com necessidade de intervenção cirúrgica, das quais foram selecionadas as que iriam ser operadas nos dias seguintes".

Esta foi a terceira missão cirúrgica que a equipa fez naquela unidade hospitalar da Jordânia, onde prestaram também formação específica ao pessoal clínico do Gardens Hospital. Nos últimos três anos, a equipa já operou 40 doentes (número que inclui os da última missão).