Viver

Malabaristas espanhóis e filarmónica de Ourém num concerto com circo que vai de Mozart aos Muse

30 set 2022 12:00

Orquestra de Malabares é um espectáculo de música e novo circo para toda a família e junta a companhia Pistacatro (Galiza) com a Sociedade Filarmónica Ouriense

malabaristas-espanhois-e-filarmonica-de-ourem-num-concerto-com-circo-que-vai-de-mozart-aos-muse
“Os malabares são os bailarinos de um ballet aéreo”, refere a nota de divulgação do TMO
DR

A companhia espanhola Pistacatro apresenta-se como a mais relevante produtora de artes vivas na Galiza e este sábado, 1 de Outubro, junta-se à Sociedade Filarmónica Ouriense no espectáculo Orquestra de Malabares, que assinala o Dia Mundial da Música no Teatro Municipal de Ourém.

Música e circo, no mesmo palco, ao longo de 75 minutos de concerto e malabarismos em que os 60 músicos da Sociedade Filarmónica Ouriense se tornam cúmplices dos seis performers da companhia Pistacatro.

Não nos vamos limitar a tocar”, explica João Paulo Fernandes, regente da Filarmónica Ouriense. “Só não mandamos os objectos ao ar como eles”, acrescenta. “Eu próprio, maestro, tenho de me libertar um bocadinho”.

João Paulo Fernandes prevê um espectáculo “super-divertido”, que “não tem momentos mortos” e se baseia em 17 temas, “todos eles conhecidos”, da erudição de Mozart e Tchaikovski ao rock alternativo dos Muse.

Os malabares são os bailarinos de um balletreo”, lê-se no texto distribuído pelo Teatro Municipal de Ourém.

Clarinetes, saxofones e trompetes são os pintores dum quadro expressionista, em que bolas, malabares e aros desenham no ar os sentimentos e emoções que a música e o circo transmitem”, refere a nota de divulgação.

Os músicos da Sociedade Filarmónica Ouriense participam quase como actores, num espectáculo com instrumentos dourados, grandes tambores, pratos, camisas brancas, uniformes e magistrais obras clássicas, mas também com calças curtas, t-shirts, óculos de sol, funk, punk, blues e pop”, antecipa o comunicado.

Para a Sociedade Ouriense é “uma experiência diferente”, comenta João Paulo Fernandes, que se inscreve no espírito de projectos anteriores.

Temos tentado fazer concertos fora da caixa”, diz ao JORNAL DE LEIRIA, com um exemplo: a apresentação da obra Bestiário, ao vivo, acompanhada por desenho em tempo real.

As filarmónicas não podem estar paradas no tempo”, argumenta. E a irreverência da banda de Ourém, segundo o maestro, já está a atrair “outro tipo de público” e “alguns jovens”, que contribuem para a renovação de gerações.

O espectáculo Orquestra de Malabares, para toda a família, tem início às 21:30 horas na sala principal do Teatro Municipal de Ourém e o acesso é gratuito.